Formação
Formação gratuita - Projeto AGERECO
Agricultura sustentável
Liderado em Portugal pela Natura M3, o projeto AGERECO visa fortalecer o setor agrícola, fornecendo às micro e pequenas empresas as ferramentas necessárias para se adaptarem aos desafios ambientais e otimizarem o acesso a fundos nacionais e comunitários.
O projeto AGERECO – Educação e Formação Profissional em Sustentabilidade Agrícola e Económica para Micro e Pequenas Empresas Agrícolas – arrancou em abril de 2023 e é liderado pela Natura M3, sediada em Albergaria-a-Velha. Esta iniciativa pretende contribuir para a promoção da agricultura sustentável, através da capacitação de micro e pequenas empresas do setor.
Os interessados elegíveis poderão participar gratuitamente nas duas formações previstas. Na primeira, os participantes terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em técnicas mais eficazes no combate às ações climáticas, preservação do ambiente e conservação da biodiversidade nas práticas agrícolas. A segunda formação centra-se na gestão financeira e tem como objetivo fornecer competências para a candidatura a fundos nacionais e europeus. No final das formações, os participantes selecionados terão ainda oportunidade de participar em dois workshops internacionais, a realizar em Portugal e na Roménia.
As formações são dirigidas a micro e pequenas empresas do setor agrícola e decorrerão no outono de 2023, previsivelmente em Albergaria-a-Velha e online.
Os interessados devem manifestar o seu interesse através do preenchimento do formulário disponível aqui.
O projeto AGERECO é o primeiro projeto internacional da empresa de consultoria ambiental Natura M3, e será desenvolvido e implementado a nível internacional, com parceiros de Itália (COSVITEC) e da Roménia (BIC), sendo cofinanciado pela Comissão Europeia, através do programa ERASMUS+ (2022-2-PT01-KA210-VET-000100515).
Formação acreditada para docentes
Capacitar para a metodologia Forest School
Formação acreditada
Acreditação para docentes: Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico
Nº de horas acreditadas: 35
Modalidade: Curso de Formação
Regime de frequência: Presencial
Registo nº CCPFC/ACC-112521/21
Destinatários
A formação é acreditada para docentes do ensino pré-escolar e primeiro ciclo, púbico ou privado. Porém, dirige-se também a todos os interessados na temática e no modelo pedagógico ‘escola da floresta’, incluindo pais, pessoal das ONG, técnicos autárquicos, pessoal dos centros de educação ambiental, escoteiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, catequistas, dirigentes escolares, entre outros.
Contexto
O modelo pedagógico Forest School (Floresta-Escola), desenvolvido em Inglaterra nos anos 90 do séc. XX, é uma metodologia que tem como princípio basilar a inteligência emocional e a ética no desenvolvimento integral da criança, através do contacto regular com a natureza, nomeadamente na floresta. Atualmente existem cada vez mais evidências científicas que provam que a natureza tem um efeito positivo na saúde e no bem-estar físico e psicológico das crianças. A natureza, além de contribuir para uma melhor condição física e psicológica das crianças e jovens, tem ainda a virtude de constituir um muito rico espaço de experimentação, aprendizagem integral, autónoma e estimulante.
Objetivo geral
O principal objetivo deste curso de formação é o de capacitar educadores de infância e docentes do primeiro ciclo do ensino básico, e outros profissionais ligados ao ensino formal ou informal, com ferramentas de trabalho e metodologias que permitam dinamizar atividades nos seus espaços escolares, quer em contexto de natureza, quer ao ar livre, centrados no processo de aprendizagem da criança, tornando-as mais conscientes, mais autónomas, capazes de resolver problemas e mais confiantes.
Objetivos específicos
- Caracterizar o contexto teórico-prático da Forest School;
- Dinamizar atividades de promoção de competências sócio emocionais, físicas e intelectuais, quer individuais quer em grupo, em contexto natural e/ou de ar livre;
- Dinamizar atividades que permitam a exploração dos diferentes tipos de motricidade, fina e grossa, como a construção e manipulação de diferentes materiais e ferramentas;
- Adquirir competências de observação e avaliação do comportamento da criança, a nível emocional e cognitivo;
- Adquirir competências para a avaliação de risco em atividades ao ar livre e aquisição de práticas de segurança;
- Introdução ao conhecimento e identificação de espécies de fauna e flora nativa;
- Introdução ao processo criativo como ferramenta de aprendizagem no ensino formal e informal.
Conteúdos Programáticos
- Conhecimento e caracterização dos espaços verdes, regras de segurança, saúde e bem-estar;
- Contextualização da metodologia Forest School;
- Importância do contacto com a natureza e relevância da natureza como espaço de ensino-aprendizagem;
- Aprendizagens sócio emocionais, físicas e intelectuais;
- A experiência e o cérebro;
- Avaliação de risco;
- Adaptação de atividades face às condições meteorológicas e clima, disponibilidade de recursos naturais e envolvente exterior;
- Adaptação de atividades com base no desenvolvimento intelectual e emocional da criança/grupo, destaque para grupos de diferentes faixas etárias e crianças com dificuldades de aprendizagem;
- Análise dos benefícios das sessões Forest School no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças;
- Métodos e técnicas de avaliação comportamental e cognitiva das crianças em contexto de natureza;
- Identificar estilos de aprendizagem através de diferentes atividades e adaptação à criança/grupo;
- Políticas e procedimentos no contexto escolar que visam a promoção e adoção de sessões na natureza e/ou ao ar livre.